Comportamento verbal e Linguagem | Várias formas de se comunicar

diferença entre comportamento verbal e não verbal

O comportamento verbal é um tipo de comportamento operante, que necessita de um ouvinte para por ser reforçado. S

abemos que existem várias formas de se comunicar, seja ela verbalmente ou por gestos como no caso da linguagem de sinais ou comunicação entre animais, eles têm a comunicação diferentes do humano, mas isso não quer dizer que não possa se comunicar verbalmente da forma deles.

A comunicação acontece quando o comportamento do organismo gera o estimulo fazendo com que outro organismo responda.

 

Entendendo o comportamento verbal

O comportamento verbal, assim como qualquer comportamento operante só é provável que aconteça se tiver uma probabilidade de um reforço, se não tem um reforço será improvável que ocorra um comportamento.

Para que um comportamento seja entendido como verbal é necessário que ocorra a presença de um ouvinte, pois se não tem um reforço de ter uma pessoa me ouvindo não vou ficar falando sozinha, pois dessa forma não serei reforçada com a presença de um ouvinte.

Assim como o bebe ele é reforça a cada palavrinha que fala mesmo sem saber falar direito, mas com o passar do tempo se ele não se comunicar da maneira correta não será mais reforçado, pois já teve tempo de aprende a falar corretamente através do auxílio dos pais.

O sentimento verbal além de adquirido ele também é modelado.

Como em qualquer outra atividade operante, elas estão sujeitas a controle de estimulo tornando-se mais provável na presença de determinados contextos, pois necessita de um contexto para ser reforçado no mesmo.

 

Considerações finais

Por fim a gramatica descreve a estrutura desse subconjunto de comportamentos verbais, mas não se fala se o sentimento verbal contraria as regras gramaticais ou suas funções.

As regras residem, embora o sentimento verbal daqueles que as enunciam.

 

Vídeo | Comportamento Verbal: Operantes Verbais Primários